Autismo e Informática: O início de uma experiência



Os equipamentos eletrônicos, principalmente os aparelhos celulares, computadores, maquinas fotográficas e games, de modo geral, despertam o interesse das pessoas com autismo ou outras necessidades especiais. Por isso, devemos usar esses aparelhos como mais uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem.
Por experiência com meu filho, o Ulisses, observo a dificuldade de entender o funcionamento ou como fazer funcionar os aparelhos, por exemplo: No início ele não sabia ligar o aparelho DVD para assistir o filme. Com o tempo o Ulisses aprendeu qual botão apertar e às vezes ele tenta sozinho até conseguir ligar.

Um dos objetivos dos pais é ver os filhos usando os objetos com funcionalidade e por isso devemos incentivá-los a adquirir esse nível de entendimento.

Aqui relato o método que aplicamos com o Ulisses de como fazer ele entender que através de um comando de uma tecla no computador pudesse ver as imagens no programa PowerPoint. Para muitos, isso pode parecer muito pouco ou até muito simples e fácil, mas para os pais de crianças com autismo que ainda não conseguem executar nenhum comando funcional no computador, sabem o quanto isso significa.

A experiência:

Sabendo do interesse do Ulisses por filmes infantis baixamos da internet uma quantidade de imagens de filmes e personagens. Depois colocamos as imagens nos slides do programa PowerPoint. Ele de imediato ficou ali na frente da tela do computador olhando e nós íamos passando os slides através do comando da seta que é usado neste programa.
Começamos colocando o dedo dele para que ele mesmo pudesse passar as imagens e ter a noção de como funciona. Às vezes ele executava o comando e outras queria que passássemos as imagens. Agora ele já passa as imagens sozinho e pára naquelas de sua preferência.

Aqui está a dica, agora organize sua atividade com as imagens da preferência da criança e também poderá colocar som em cada slide conforme a figura.

Essa experiência é uma das portas de entrada para a acessibilidade ao uso do computador e outros equipamentos eletrônicos e uma das formas de ensinarmos muitas coisas às pessoas com autismo.

Imagens de Filmes Infantis'>Acesse aqui várias imagens de filmes infantis
Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento

Um comentário: