INSTITUTO AUTISMO NO AMAZONAS


Histórico
O Instituto Autismo no Amazonas foi criado em meio ao grito de angústia e incerteza de pais, cuidadores e profissionais que lidam diariamente com autistas, ao mesmo tempo em que o verde sinal da Esperança surge no céu do nosso Amazonas no despertar de novos horizontes e perspectivas a cada um dos familiares e pessoas com transtornos globais do desenvolvimento que habitam na cidade de Manaus, nos mais longínquos municípios do estado e na área metropolitana da capital.

Um grupo de pais e profissionais vem realizando reuniões e trocas de experiências e informações com o intuito de buscar melhores alternativas de atendimentos ás pessoas com transtorno globais do desenvolvimento, além de lutar incansavelmente pelos direitos desses cidadãos amazonenses, brasileiros.

A ideia surge a partir da experiência pessoal dos criadores do blog Autismo no Amazonas, que recebeu inúmeros e-mails de histórias em que os pais de autistas do Brasil e especialmente do estado do amazonas, relatam suas angústias, dificuldades e falta de apoio e orientações essenciais para lidar no dia a dia com seu filho que foi diagnosticado com autismo, muitas vezes esses pais identificam as características ao ler o referido blog, pois a dificuldade de obter um diagnóstico é outra realidade cruel e presente não somente no interior do estado, como também na própria capital.

Neste sentido, criou-se o INSTITUTO AUTISMO NO AMAZONAS com o principal objetivo de difundir o autismo em todo o estado do Amazonas, visando levar o conhecimento sobre a referida síndrome para que haja menos preconceitos e maiores possibilidades de inclusão em todos os setores da sociedade, além de organizar grupos de apoio e orientações aos profissionais e familiares do interior do estado e oferecer gratuitamente as terapias necessárias aos autistas que residem em Manaus, tendo como prioridade em curto prazo a oferta de terapias de integração sensorial, a     aquisição da sede permanente do instituto, bem como a realização de oficinas e cursos para estudantes universitários, profissionais e familiares.

Nossa Bandeira é o amor, a união, a luta contra o preconceito e, sobretudo,  a INCLUSÃO sem distinção de qualquer natureza.

ASSEMBLÉIA GERAL PARA APROVAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DO INSTITUTO AUTISMO NO AMAZONAS E ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHO FISCAL E CONSELHO CONSULTIVO.EM 06 DE NOVEMBRO DE 2011 - FOI FUNDADO O INSTITUTO AUTISMO NO AMAZONAS.

ASSEMBLÉIA GERAL: Órgão Máximo de Decisão do Instituto Autismo no Amazonas Constituída por todos os participantes que realizaram a Assembléia Geral de Eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Coordenação Técnica.

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal  para o Biênio 2015 a 2017

Diretoria Executiva
DIRETOR PRESIDENTE: ADAUTO PAES MACHADO
VICE-DIRETORA PRESIDENTE:  JOAQUIM MELO DOS SANTOS  FILHO
DIRETORA FINANCEIRA: CLEIDE DE SOUZA GONÇALVES
DIRETORA DE POLÍTICAS INTERNAS: ANA MARIA SILVA DO NASCIMENTO MELO
DIRETORA DE MARKETING: ELIZABETE SANTOS DE MELO
DIRETORIA TÉCNICA: EDILENE 

Conselho Fiscal
CLEUCY COELHO DE QUEIROZ- Membro Efetiva Presidenta
SÉRGIO ESTEVÃO DE MELO - Membro Efetiva
YNELIS RODRIGUES ALMEIDA- Membro Efetiva
FRAÍMA BARRETO SALES- Membro Suplente
ELIANE MARIA NASCIMENTO DOS SANTOS -  Membro Suplente
FRANCINE FERREIRA DA SILVA- Membro Suplente

DEMAIS ASSOCIADOS

Mário Jorge Pereira do Nascimento
Altair Sales Gomes
Clemilda Castro do Nascimento
Liliane Lima Bizantino
Aglaíse de Oliveira Alemão
Andréia Costa Gama
Annelise de Souza Picanço
Bárbara Rocco Rodrigues
Danielle Lima 
Eliene Alencar da Silva
Fátima Silva de Souza
Márcia Magalhaes Lima
Paulo Michel de Souza Picanço
Rosineide Borges Cavalcante
Shirleide Mourão Sampaio
Nara Carmo Rodrigues
Cátia Maria dos Santos Dantas
Dulcilene Sales Gomes
Gláubea Menezes
Anísio Felipe
Esmeralda Monteiro
Nilson Costa
Elizabeth Ramos
Stephane Pedrosa Leão
Ana Suzy Almeida Cavalcante
Virgínia Barros
Márcia Azevedo de Oliveira
Maris do Socorro Oliveira de Carvalho
Maria da Conceição Colares Pena Cantuário

Nova Sede a partir do dia 15/02/2016: Rua dos Passes, nº 106, (antiga Rua 12-A),  Conjunto Jardim Meridional, Parque Dez, Manaus-AM, CEP: 
69055-161
Fones: (92) 3654-0694,  98116-7415,  99147-6681, 99191-3565

EMAIL: autismonoamazonas@gmail.com

FACEBOOK: INSTITUTO AUTISMO NO AMAZONAS - Página e Grupo


Atualizado em 14 de fevereiro de 2016

21 comentários:

  1. Gostaria de saber se voces fazem palestras nas escolas municipais ,como faço para solicitar as possiveis palestras.sharlinecosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fazemos palestras, pois é nosso objetivo a divulgação sobre o autismo, principalmente em escolas para promovermos a inclusão. Podem enviar email para autismonoamazonas@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se vcs tem fonaudiologos esepecializados para os autistas,e si pago auguma coisa para levar meu filho,tem 3 anos e tem muita dificuldade para falar.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um filho com o diagnóstico de autismo, descobri há 6 meses. Ele tem 3 anos, gostaria de receber mais informações acerca do funcionamento desta entidade (o que é oferecido, como participar, etc). Meu e mail é : lara.viviane@bol.com.br
    Grata desde já.

    Lara

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome e mery ,gostaria de saber se tem escola publica em manaus pra criança autista.o filho da minha amiga tem 7 anos, e ela nunca conseguiu matricular ele ,e a segunda vez que deixo comentário e não tenho resposta ,me responda por favor. grata,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mery, isso é um problema q atinge todas as crianças umas mais outras menos, mas é preciso começar na escola o mais cedo possível, pois qnt mqis o tempo passa mais fica difícil incluí-los. abraços. Ana (é bom sempre por seu e-mail fik mais fácil enviarmos resposta ok? )

      Excluir
  6. Oi Mery, sua irmã teria que matricular a criança no ensino regular para ser incluso, no periodo de matricula.No blog tem uma lista de escolas do Estado que tem de crianças com autismo matriculadas :http://www.autismonoamazonas.com/search/label/Lista%20das%20Escolas.
    O Municipio ainda não divulgou esta lista de 2012. Peço que sua irmã procure a Secretaria para verificar qual melhor escola que fica proximo a sua casa. Pela idade que voce relatou ele se enquadra na 2ª série do ensino fundamental. Este comentário é em referencia ao ensino regular e não de educação especializada.

    ResponderExcluir
  7. Olá tenho um sobrinho que possivelmente seja autista. Gostaria de saber como podemos fazer para que ele participe da associação e também sobre vaga no ensino regular. Obrigada
    Alanna Melo

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber como participar da associação

    ResponderExcluir
  9. gostari de saber se existe alguma escola especial para autista no amazonas , manaus meu filho tem treze ano e precisa estuda mande me alguma noticia por favor.aninhabagata@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  10. Raquel Costa,

    Olá, quero parabenizar o blog por esta iniciativa muitíssimo importante, para quem são pais de autista como eu e a para sociedade no geral. Quero com toda certeza participar das atividades deste instituto pois, de uma certa forma clareou minhas ideias para que eu venha usar mais metódos pedagógicos com o meu pequeno Richard, de apenas 03 anos diagosticado com Autismo Atípico. Todos os conteúdos aqui expostos são ótimos. A divulgação deste trabalho é muito importante, pois ainda existem pais que não sabem o que fazer quando o assunto é autismo infantil.


    Ao Sr. e Sra
    Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento Melo (Meus Parabéns) ...

    ResponderExcluir
  11. Olá Sr. Joaquim e Sra. Ana Maria, hoje estou muitíssimo feliz por uma notícia maravilhosa que li no jornal de hoje 12/10/12. Foi inaugurado o CENTRO MUNICIPAL DE AUTISMO o qual terá todos os especialistas que nossos filhos precisam, estamos ganhando espaço finalmente. Deus é maravilhoso quando li isso deu vontade de chorar, de sorrir tudo ao mesmo tempo!!!

    Abraços... by: Raquel Costa.

    ResponderExcluir
  12. AVISO IMPORTANTE
    POR FAVOR É NECESSÁRIO QUE VOCÊS QUE SOLICITAM ALGUMA INFORMAÇÃO COLOQUEM SEUS E-MAILS, CASO CONTRÁRIO FICA DIFÍCIL RETORMNARMOS. UM GRANDE ABRAÇO. ANA NASCIMENTO

    ResponderExcluir
  13. Sou Assistente Social como faço para ser voluntaria?

    ResponderExcluir
  14. Geovandro e Andrea

    Temos um menino de 3 anos que não fala e tem praticamente todos os sintomas de espectro autista. Gostaria de saber se o Instituto faz o diagnóstico e que serviços pode oferecer para a inclusão social do menino.

    ecogeo2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde a todos!!

    Parabenizo a esse Instituto pelo movimento a favor das nossas crianças autistas e pelo trabalho com relação as informações sobre o autismo. Sou educadora e aluna de Psicopedagogia, e gostaria de saber como faço para me tornar voluntária.


    E-mail: vieirapsico2013@gmail.com

    No aguardo
    ATT: Adriana Vieira

    ResponderExcluir
  16. meu nome é antonio colares, tenho um filho com quase 8 anos,minha luta é para conseguir matricula-lo na escola proximo a minha residencia, pois foi dificio para saber se ele era emperativo ou autista´enquanto isso o tempo foi passando,gostaria de saber o que posso fazer para conseguir matricular-lo ainda este ano na escola pois moro, na estrada manoel urbano km.45 comunidade são joão do ubim.

    ResponderExcluir
  17. Olá..me chamo Luciana Sahdo e também tenho uma filha autista de 06 anos de idade...quero parabenizá-los pela iniciativa do Instituto e do Blog. Eu vi, infelizmente atrasada, sobre o curso que aconteceu, gostaria de sugerir que vcs criassem um banco de dados de pais de autistas e profissionais interessados neste tema para que quando houvesse qualquer novidade a respeito, ou próximos cursos fóssemos avisados em nosso email, porque nem todos os dias visitamos o site de vcs. Abcs...em breve farei uma visita....lsahdo@ig.com.br (92) 9128-3404

    ResponderExcluir
  18. olá. tenho uma filha com sindrome cri du chat e gostaria de saber se nesta instituição, possui escola; Tentei ir em outras insituições normais que fazem inclusão ( 1 por sala ) mas não vi que seria uma boa opçaõ já que o acompanhamento não é diferenciado e muitas não possuem pedagogo para acompanhamento. meu e-mail : siqueira-carneiro@hotmail.com

    aguardo

    ResponderExcluir
  19. olá! Estou muito feliz por essa iniciativa tão precisa no estado do Amazonas, sou acadêmica do curso de pedagogia e há dois anos trabalho em uma escola privada com aluno de 1º Ano, na minha turma tem uma criança com 11 anos de idade que é autista (asperge). Devido a minha inquietação de como trabalhar com ela dentro e fora da sala de aula, surgiu a ideia de ir em busca de informações sobre o assunto, inclusive será o tema do meu TCC e posteriormente pretendo fazer uma PÓS GRADUAÇÃO nessa área (com crianças especiais). Como faço para se voluntária no instituto? Esse é o meu contato: acimirodrigues@gmail.com (Erika 9213-5476)

    ResponderExcluir