Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas

Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas as atividades de forma correta.

As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.

Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a atividade.

Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores

Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.



Atividade do Círculo com tampas de pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos representados por cada tampa.




Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.


1ª - comece com uma cor em cada folha separada.



2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha. 3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.





























Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.

Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.

Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento

14 comentários:

  1. OTIMA ATIVIDADE, FOI DE GRANDE AJUDA!!!

    ResponderExcluir
  2. Joaquim e Ana Maria

    A atividade está bem elaborada, é uma excelente estratégia para ensinar cores, os passos foram bem
    selecionados aumentando gradativamenteos desafios.

    Parabéns

    Aureliano

    ResponderExcluir
  3. Curso pedagogia e descobri o blog de vcs na busca de material pedagógico para minha apresentação que tenho por tema: autismo.Estou encantada com todo conteúdo disponível.
    Todas as atividades muito rica em detalhes.
    Parabéns!
    Elizangela.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por compartilhar, vou aplicar, depois comento aqui.

    ResponderExcluir
  5. Parabens, belo trabalho desenvolvido por voces! Uma sugestao: os palitos de plastico de sorvete podem ser encaixados uns nos outros e permitem montar varios briquedos, encaixe ate o ponto desejado e gire para prender e pronto.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS EXCELENTE BLOG.

    ResponderExcluir
  7. amei a ideia sera de grande ajuda obrigada!ANA LUIZA

    ResponderExcluir
  8. Ótimo o material e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o trabalho de vocês! Sou professora no Paraná e trabalho com Sala de Recursos, tenho uma aluna autista, adorei as sugestões de atividades!! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as idéias do material didático

    ResponderExcluir
  11. O que dizer sobre a iniciativa desses pais e educadores ao criarem esse blog com todas essas informações e até dicas sobre material didáticos? isso mesmo não tenho palavras, a Prfa Ana e Sr. Joaquim junto com os demais de sua equipe tem sido um canal de benção e conhecimento para muitos pais que como eu precisam de informação e no mínimo uma direção.meu muito obrigada..Micheli Assis

    ResponderExcluir