Como Contar Histórias Para Autista

Tem várias formas de contar histórias para autistas. Nesta postagem apresentamos um modelo de contação de histórias desenvolvido por nós, que estamos aplicando com o Ulisses e está dando certo. Um dos desafios de educadores, terapeutas e pais é aplicar atividades que ajudem desenvolver a imaginação dos autistas. Sabemos que eles têm muita imaginação e criatividade, o que precisamos é potencializar essas habilidades com o objetivo de focar no desenvolvimento do faz de conta, que é uma dificuldade deles. O fazer de conta é um salto do real para a abstração, é brincar com o imaginário, é representar contextos sociais, é criar novas regras, é sair de algo preso para a liberdade. Por isso é muito importante ensiná-los a brincar de fazer de conta.

PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
1º PASSO
Esta atividade de contação de história se dá através da montagem de cenário. O aluno é convidado a compor a história colocando as figuras no cenário, composto por personagens e objetos. Cada figura é grudada por velcro para facilitar a ação do aluno, tornando o ato intuitivo. O aplicador da atividade entrega para o aluno uma figura por vez apontando onde colocar cada uma. A cada figura posta no cenário o aplicador da atividade vai contando a história, nomeando os personagens e objetos.














2º PASSO
Após a colocação das figuras no cenário, o aplicador entrega os personagens e objetos com base, m por vez, para ele fazer o pareamento com as figuras. Estas imagens com base é colocado atrás da figura em uma linha demarcada (Observe que para cada ponto de velcro, tem uma linha demarcando o lugar que os personagens e objetos devem ser colocados) Neste momento o aplicador de novo conta a história a cada imagem pareada no cenário.


O enredo da história é desenvolvido conforme o objetivo da atividade e nível de necessidade do aluno. Você pode usar as histórias clássicas e outras criadas por você. Escolha temas que tenha personagens que chame a atenção do aluno, pois dessa forma será mais interessante para ele e garantirá o objetivo da atividade.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Esta forma de contação de Histórias, com a composição do cenário, ajuda a fazer com que o aluno entenda a história como um processo que tem início, meio e fim. Sabemos que este mecanismo de entendimento do processo que ele participa montando com personagens e objetos da história é uma forma que precisa ser trabalhada aos poucos. Com o passar do tempo ajudará na contação de histórias de forma tradicional.

MATERIAL UTILIZADO
Feltro na cor opcional, no tamanho da mesa de aplicação (o ideal que esta atividade seja aplicada em uma mesa de atividade para o aluno, de forma que ele fique sentado desenvolvendo-a para não dispersar sua atenção. Você pode substituir o feltro por EVA, papelão, pano ou outro material)


Velcro branco para ser colado no feltro de maneira que tenha uma quantidade de pontos suficientes para as figuras da história e que esteja disposto para uma boa visualização.






Figuras Plastificadas dos personagens e objetos com velcro no verso.








Personagens e objetos colados em EVA com uma base para que fiquem de pé. ( abaix o o modelo de como fica a figura colada na base. os personagens usados nesta atividade foram comprados em kits de aniversários feitos de EVA, com a temática do Toy Story e Cocoricó)
Aqui estar o link de imagens das figuras usadas nesta atividades para você imprimir e colar na base como mostra nesta postagem).
https://picasaweb.google.com/100616396006777057228/IMAGENSPARACENARIOPARACONTARHISTORIASPARAAUTISTAS#


Por Joaquim Melo e Ana Maria

7 comentários:

  1. Muito Bom!!!!! Adorei a ideia e os materiais!!
    Assim a criança participa mais da historinha em vez de ficar somente escutando como acontece com os livros. Vcs estão de Parabens!!!

    Nádia Vinente.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, as atividades os materias de facil confequição, com tudo isso é possível trabalhar com as crianças possibilitando uma grande aprendizagem. Parabêns

    ResponderExcluir
  3. Nadia querida, q bom q gostou! O mais interessante e a participacao mais q especial dessas criaturinhas. Ficam encantados e o q e melhor, bem participativos. Bjs

    ResponderExcluir
  4. IVANA JANETH MAES PEREIRA(PEDAGOGA)4 de outubro de 2011 às 07:16

    PRECISAMOS SEMPRE RENOVAR AS IDEIAS...ÓTIMA SUGESTÃO...PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  5. Josiany(mãe de autista)23 de outubro de 2011 às 10:33

    adorei vou tentar em casa.estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Amei ter encontrado voçes,atualmente estou trabalhando em um CRAS e temos criança de inclusão.Desde já parabenizo a inciativa de partilhar seu conhecimento com todos aqueles que como eu aceitaram esse desafio de se fazer presente na mundo de um autista.

    Gostaria muito de manter contatos com voçes meu e-mail é kassyavls@gmail.com _Vila dos Cabanos_Barcarena_Pará.Sou Coordenadora Pedagógica e trabalho com crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir