Vera Juhlin visita o Instituto Autismo no Amazonas e ensina o Método Relation Play

Em sua estada na Cidade de Manaus a Psicopedagoga Vera Juhlin, quis conhecer os pais do Instituto Autismo no Amazonas, depois de entrar em contato com a Esmeralda, diretora financeira do Instituto, marcou um momento para falar com os pais e voluntários. Para nossa surpresa no dia 06/04/12 a Vera Juhlin quando chegou ao local, ministrou uma palestra e falou sobre métodos e técnicas para alfabetizar crianças com autismo. Na ocasião ela ensinou algumas técnicas do Método Relation Play. Ela disse que fará uma parceria com o Instituto e ainda em 2012 voltará e ministrará um curso completo com todos. A presença de Vera Juhlin conosco foi um presente maravilhoso nesta semana Azul.

Sobre Vera Juhlin: Professora brasileira, especialista em pedagogia para as necessidades especiais pela escola de professores de Estocolmo/Suécia. Na Suécia , trabalhou nas classes especiais para autismo. Traduziu para o português o livro de Relation Play e trouxe a técnica para o Brasil. Outro livro, este de sua autoria (Desenvolvimento da leitura e escrita das crianças com necessidades especiais) é muito recomendado para os educadores da área especial. Tem um artigo publicado na revista autismo nº 3. No momento ela mora em Estocolmo/Suécia.

Sobre o Método Relation Play: Na tradução ao pé da letra do nome RELATION PLAY, temos: " Jogo de Relação", e levando o nome à prática temos um jogo onde os indivíduos que o praticam se relacionam corporalmente, realizando movimentos simples, sempre auxiliando um ao outro, a fim de desenvolver autoconfiança, comunicação e alegria ou prazer em realiza-los.
O Relation Play foi desenvolvido por Verônica Sherborne para atender indivíduos de qualquer idade, que fundamentou o método na filosofia de Rudolf Laban e na análise dos movimentos humanos. O Relation Play traz na sua filosofia alguns pontos básicos: a alegria e a motivação , bem como a oportunidade de aprender a realizar os movimentos corporais ou auxiliar o outro à realiza-los; sendo toda a proposta realizada em forma de brincadeira.


















Um comentário:

  1. PARABÉNS ESMERALDA! UMA BÊNÇÃO EM NOSSAS VIDAS. VALEU PELA AMIZADE COM A MESTRA VERA JUHLIN QUE MUITO NOS ENSINOU. BRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir