Faltam Profissionais de Terapia Ocupacional no Amazonas




No Estado do Amazonas existem poucos profissionais de Terapia Ocupacional atuando no serviço Público e Privado, motivo que nos impulsionou a postarmos informações sobre o TERAPEUTA OCUPACIONAL, pois este profissional compõe a equipe multiprofissional de tratamento das pessoas com transtorno do espectro autista, já que trata-se de uma área tão necessária no tratamento dessas pessoas, principalmente no que diz respeito as necessidades sensoriais dessas crianças, as quais freqüentemente têm hipo e/ou hiper-sensibilidades nos sentidos: audição, visão, olfato, tato e paladar.

Uma das causas dessa escassez está justamente na falta de conhecimento acerca da importância fundamental desses profissionais de saúde, além da ausência do curso de graduação nas instituições de Ensino Superior do nosso estado. Tanto as faculdades públicas quanto as privadas não têm turmas de Terapia Ocupacional.

Até agora em 2010 só uma Universidade privada do Estado ofereceu esse curso de graduação, sendo que não formou turma devido a pouca procura dos alunos, que certamente precisam ser estimulados e incentivados a conhecer e a fazer essa faculdade. Igualmente, as autoridades devem reconhecer esses profissionais da área de saúde como parte essencial de uma equipe multiprofissional, no sentido de realizar concursos públicos em que esse terapeuta seja valorizado e tenha garantia de empregabilidade na capital e no interior do estado.

Para o próximo ano, a mesma Universidade está oferecendo a graduação com vestibular no segundo semestre desse ano. Estamos na torcida para que dessa vez tenhamos a primeira turma de Terapeutas Ocupacionais do Estado do Amazonas.

As informações abaixo foram retiradas da seguinte fonte:

http://www.crefito8.org.br/def_to.php

De acordo com a WORLD FEDERATION OF OCCUPATION THERAPY (WFOT,2007), a Terapia Ocupacional é uma profissão na área da saúde, com base no conhecimento de que determinadas atividades podem promover a saúde e o bem-estar em todos os aspectos da vida cotidiana.

Os objetivos são:

Promover, desenvolver, restaurar e manter habilidades necessárias para realizar atividades diárias para evitar disfunção. Programas são desenvolvidos para facilitar o máximo uso da função para atender as demandas do trabalho, sociais, pessoais e do ambiente doméstico.
.
A característica essencial da Terapia Ocupacional é o envolvimento ativo das pessoas no processo terapêutico.

O Terapeuta Ocupacional é um profissional da saúde, com formação acadêmica superior, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Com formação generalista, humanística, ética, crítica e reflexiva, tem capacidade para atuar em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único da Assistência Social, compreendendo as políticas sociais como direito de cidadania, de forma a garantir a integralidade da assistência em todos os seus níveis de complexidade.

Como o Terapeuta Ocupacional trabalha?

Avaliação

O processo da Terapia Ocupacional baseia-se em avaliações iniciais e repetidas. O Terapeuta Ocupacional irá focalizar o individual, as habilidades envolvidas e problemas relacionados com as atividades de vida diária.

A avaliação inclui uso de procedimentos padronizados, entrevistas, observações em vários ambientes e entrevista com cuidadores ou familiares.

Planejamento

Os resultados da avaliação são a base do plano que inclui objetivos de tratamento de curto e longo prazo.

O planejamento deve ser relevante para o desenvolvimento de estágios, hábitos, papéis, estilo de vida e preferências de ambiente.

Intervenção

A intervenção centra-se em programas em que estão orientadas para pessoas e ambientes.

Estas são concebidas para facilitar a performance nas tarefas cotidianas e adaptação dos locais em que a pessoa trabalha, vive e socialize-se. Inclui exemplos de ensino de novas técnicas, fornecer equipamentos que facilitem a independência no cuidado pessoal, redução de barreiras ambientais e fornecendo recursos para reduzir o estresse.

Especialidades reconhecidas pelo Coffito:

A) Contextos Sociais nos termos da Resolução Coffito 366/09.
B) Saúde Coletiva nos termos da Resolução Coffito 366/09.
C) Saúde da Família nos termos da Resolução Coffito 366/09.
D) Saúde Funcional nos termos da Resolução Coffito 366/09.
E) Saúde Mental nos termos da Resolução Coffito 366/09.

Fonte: World Federation of Occupacional Therapy.
Tradução: Tiana Kirsch

O Decreto Lei n. 938 - de 13 de Outubro de 1969 que Provê sobre as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, e dá outras providências

Um comentário:

  1. Olá boa tarde?Me chamo Cymelia ROcha, sou Terapeuta Ocupacional à 5 anos atrás eu morava em Manaus, porém como vc mesmo comentou a cidade não dava importancia para a profissão, chegamos a ir em diversos orgão públicos como secretárias de saúde para falar da importancia da T.O.. porém nenhuma abriu deu credibilidade para o nosso trabalho.Como fiquei gravida e morar em manaus ficava inviável resolvemos vim para Santarém...hoje uma grande parte da minha clientela são crianças autistas, e algumas familias já sabem da necessidade do acompanhamento da T.o. e Graças a Deus os resultados são visíveis....A história do Ulisses é linda, tenho certeza que vcs conseguirão ajudar muitas famílias. Tudo de bom/

    ResponderExcluir