Material Didático para Autistas: Jogo de encaixe do Toy Story


O jogo de encaixe é uma excelente atividade pedagógica para ser desenvolvida com pessoas com autismo e com outras necessidades especiais. É um dos meios mais propícios à construção do conhecimento. Para exercê-la a criança utiliza seu equipamento sensório-motor, pois o corpo é acionado e o pensamento também, e enquanto é desafiada a desenvolver habilidades operatórias que envolvam a identificação, observação, comparação, análise, síntese e generalização, ela vai conhecendo suas possibilidades e desenvolvendo cada vez mais a autoconfiança. É fundamental, no jogo, que a criança descubra por si mesma, e para tanto o professor deverá oferecer situações desafiadoras que motivem diferentes respostas, estimulando a criatividade e a redescoberta.

Esta atividade foi adaptada usando o personagem Woody do Filme Toy Story, pois no momento é o personagem que mais desperta o interesse do nosso filho, o Ulisses.

Produzindo a atividade:


1- Imprima duas figuras no tamanho desejado.
2- Contorne a figura com uma caneta em cima do EVA para depois ser perfurado o desenho, onde será o encaixe.
3- Use um papelão como base para colar a figura e o EVA já perfurado. ( conforme modelo de figura)
4- Cole a figura no papelão e depois o EVA.
5- Nesta atividade foi recortado o personagem de encaixe em várias partes, chapéu, cabeça, tronco, braços, pernas, botas. Para ser montado em forma de quebra-cabeça no desenho grande.


Desenvolvendo a atividade:

Esta atividade poderá ter vários objetivos conforme ao atendimento da necessidade do aluno. Pode ser trabalhado as partes do corpo e a roupa que compõe o personagem trabalhando assim as AVD’s (Atividades da vida Diária).
Pode ser que nas primeiras aplicações a criança não corresponda conforme o desejado, mas não desanime é normal que a criança com autismo demore a entender o passo-a-passo da atividade. O que se observa que a cada vez que é desenvolvida a atividade a criança mostra a evolução de entendimento. Cada criança tem seu tempo de aprendizado.

Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento

2 comentários:

  1. Que maravilha poder ver q vcs estao sempre buscando o melhor para o pqno Ulisses. Deus os abencoe.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Juliana Mariah, e trabalho com crianças autistas, eu achei muito bonito e interessante sua atividade.

    ResponderExcluir