LINA EDUCA PARA DOWNLOAD GRÁTIS: APLICATIVO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO


O Lina Educa tem a finalidade de ser utilizado como reforço na elaboração das atividades de alfabetização (atividades acadêmicas) e da vida diária (AVDs), podendo ser utilizado na escola, na terapia individualizada ou em casa.
O Lina Educa é um software que foi desenvolvido a partir de recursos públicos destinados à pesquisa. O órgão financiador foi a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Sendo assim, o Lina Educa possui acesso grátis para uso, bem como livre acesso ao seu código fonte. Todavia, em razão do uso especifico por crianças portadoras do TEA, o acesso ao código fonte será mediante solicitação por escrito aos desenvolvedores do sistema.
O Lina Educa usa a figura de um personagem animado chamado Lina, que interage com a criança nas atividades acadêmicas. O objetivo é criar empatia com a criança cuja dinâmica de interação baseia-se na animação e reforço das atividades que ela deverá realizar.
O uso do Lina Educa em tablets deverá ser manuseado sempre com a supervisão do educador, visto que uma criança autista corre o risco de desenvolver comportamento estereotipado ou repetitivo pelo deslizar de ‘páginas’ do tablet. O educador deve direcionar a criança para um manuseio funcional e correto do tablet até que ela esteja capaz de utilizá-lo de forma independente.
Para todos os níveis do Lina Educa (Desktop e Android), a criança deve ser conduzida pelo educador que irá ajudá-la no primeiro contato para a realização das tarefas e, conforme a criança for adquirindo independência, diminuir a ajuda gradualmente. As etapas a serem seguida para o treina da criança são: 
- Ajuda Física: pegar a mão da criança, e guiar até fazê-la selecionar a resposta correta. 
- Ajuda Leve: direcionar levemente a mão da criança para que ela selecione a resposta correta. 
- Ajuda Gestual: apenas apontar para a resposta correta para que a criança imite. 
- Independente: a criança realiza a tarefa sozinha. 
O aplicativo utiliza apenas letras bastão, visto que são as mais indicadas para crianças com dificuldades de aprendizagem.
O aprendizado para a alfabetização é feito por meio do treino de um grupo de três palavras. Um novo grupo de palavras só deverá ser iniciado quando a criança aprender o grupo treinado. Após o treino de cada grupo de palavras, será realizado um teste de identificação com sílabas recombinadas das palavras já treinadas.
O aprendizado das AVDs é feito por meio de ilustrações dos passos que a criança deverá seguir para executar por completo uma atividade, como escovar os dentes, tomar banho, alimentar-se e etc.
As AVD’s poderão ser substituídas ou elaboradas novas pelo educador, bastando, para isso, inserir imagens fotografadas da própria criança ou de banco de imagens diversas.
Leia a política de uso do software no site: http://www.linaeduca.com/
e faça  download grátis.
Qualquer dúvida faça contato com a equipe do Lina Educa diretamente pelo site.

Agradecimentos:
 A professora Claudete Barbosa Ruschival e Alice Neves Gomes dos Santos (curso de Design da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – Ufam) e toda equipe do Lina Educa que trabalharam intensamente para que esta ferramenta estivesse disponível para uso grátis. O Instituto Autismo no Amazonas foi um dos polos testes e fonte de informação e orientação para este trabalho grandioso. É o Estado do Amazonas produzindo tecnologia para o Mundo Usar.
Grato,
Joaquim Melo
Diretor Presidente do Instituto Autismo no Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário