Livro de Atividades para alunos com autismo /Linguagem/Matemática...



Nesta postagem apresentamos mais uma atividade com o recurso da personalização, do significar, do fazer sentido, da busca do que já existe no olhar desse aluno com autismo, pois é uma estratégia que já foi aplicada e, na prática deu certo, por isso compartilhamos com todos.
No âmbito educacional, uma das grandes dificuldades de pais, professores e demais profissionais que trabalham com os alunos com autismo é como fazer para atrair a atenção deles para a atividade apresentada.

A idéia aqui é de um livro de atividade através do qual podem ser trabalhadas as disciplinas de Matemática, Português etc. Apresenta uma variedade de possibilidades de aplicações, ficando a critério do professor e de acordo com a necessidade de cada aluno.

Sugestões de aplicabilidade:

• Conceitos matemáticos como: Números; Seqüência numérica, Operações matemática, etc.
• Disciplina da língua portuguesa: Substantivos, Verbos, etc.

Os materiais usados:
• EVA de qualquer cor;
• Feltro, velcro, Cola de bastão;
• Figuras de personagens, alimentos, animais, (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet), números, letras, etc.

A confecção:

1-Recorte o EVA no tamanho 48cm x 30cm, essa vai ser a base. Para fechar o livro, dobra um lado 18cm e fecha com o outro lado, usando só uma aba de 10cm;
2-Depois cubra o EVA com o feltro colando-o por inteiro no EVA com cola quente.
3- Em seguida cole pedaços de velcro no material dispondo como mostra a figura.( cole a face mole do velcro no livro e nas figuras cole a outra face)


4- Produza coleções de figuras, números, letras etc (o ideal que este material seja plastificado para garantir a durabilidade). No verso destes materiais cole velcros para serem grudados no livro. As coleções devem ser guardadas em sacos como mostra a figura.

Observe a figura acima para seguir como modelo.

O nome do livro é “ Meu livro mágico”, pois ele terá o conteúdo que seu dono preferir e também sempre que for usado terá uma nova cara.

O desenvolvimento:

1- Disponha o livro para que os alunos possam explorá-lo. Logo na capa tem um local onde o aluno gruda seu nome. Se ele já souber escrever, o mesmo escreverá no papel já pronto para isso, caso contrário, já deve está escrito.


2- Abrindo o livro o aluno verá que ele estará em branco, ou seja, terá só os velcros colados no mesmo. A idéia é que intuitivamente ele seja levado a querer grudar as figuras oferecidas, ou as que ele escolha, pois deverá ter coleções de figuras separadas por temas (animais, filmes, alimentos, etc.), de acordo com as preferências do aluno. Desta forma ele estará personalizando a atividade, sendo este o principal segredo do sucesso da mesma.

3- A partir desta idéia o professor desenvolverá a atividade, explorando-a de várias formas possíveis. Exemplos: Grudar os números, grudar figuras e depois identificar a quantidade usando números, grudar figuras e depois identificá-las usando letras, etc.

Experimente fazer seu material, aplique a Atividade com seu filho/aluno/paciente com autismo. Depois compartilhe conosco os resultados alcançados. Use a sua experiência e criatividade.


Boa sorte!


Autores: Ana Maria Nascimento Melo e Joaquim Melo.

24 comentários:

  1. Adorei essas atividades, tenho 2 alunos autistas e vou fazer esse tipo de atividades com eles achei muito lindo e interessante.
    Obrigada
    Um abraço!
    Denise Tisse

    ResponderExcluir
  2. É bom saber que podemos contar comum site que nos informa e nos ensina a lhe dar com esse problema que ainda é tão pouco divulgado.Tenho um filho de 4anos que têm autismo,e sempre procuro está por dentro de novas técnicas para melhorar no desenvolvimento do meu filho.

    ResponderExcluir
  3. Sou professora de São Paulo e tenho alunos autistas...adorei o site de vcs e estão de parabéns! Aplicarei as atividades e postarei comentários. ABÇOS

    ResponderExcluir
  4. Adorei as atividades propostas pois não sabia por onde começar a alfabetizar um aluno novo que surgiu na minha caminhada de professora. Parabéns! Um bjão!

    ResponderExcluir
  5. Linda, logo estaremos postando mais atividades pedagógicas, pois são responsáveis pelo grande número de acesso neste blog.

    ResponderExcluir
  6. Sou educadora, moro em Parintins e fiquei muito orgulhosa de saber que esta maravilhosa sugestão de atividade é do nosso povo amazonense.

    Parabéns, adorei o "Livro Mágico", irei confeccioná-lo, pois temos um aluno com autismo.

    ResponderExcluir
  7. Ficamos felizes em contribuir e de saber que educadores de Parintins estão trabalhando com inclusão. Logo postaremos mais atividades.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito emocionado e feliz com a iniciativa de vcs. Tenho uma filha de 8 anos com TEA ( Transtorno do Espectro Autista), aqui em Manaus. Usarei o livro e as dicas deste site. Parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Adorei as átividades pedagógicas.Vou usá-las com meu filho que é autista.
    Aguardo mais novidades.

    ResponderExcluir
  10. Joaquim e Ana já conhecia o trabalho de vocês e este material vai ajudar muito meu filho Gabriel- autista 7 anos... Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. SOU PROFESSORA E TENHA UM ALUNO AUTISTA ,AMEI A ATIVIDADE VAI ME AJUDAR COM MEU ALUNO.

    ResponderExcluir
  12. ADOREI A SUGESTÃO VOU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS AUTISTAS...

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, me chamo claudionor Pastana, sou professor de matemática da Educação Básica. E nesse ano letivo de 2012 fui convidade para assumir um grande desafio. Essa desafio é trabalhar com um aluno autista. Confesso que é minha primeira experiência nesse gênero. Estou sentindo muitas dificuldades. Na verdade estou precisando de ajuda. Quem tiver atividades de matemática ou idéias de prática pedagógica para se trabalhar com crianças autista, por favor me ajude.É a primeira vez que tenho um aluno incluso nas minhas classes ( esse ano tou com 3 alunos inclusos, uma autista, um com sindrome de Rubinstein - Taybi e uma iperativa).
    Meu endereço é: claudionorpastana@yahoo.com.br ou claudionorpastana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Sou professora do Ensino Fundamental I e II e faço Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais em uma das Escolas em que trabalho. Este ano estou atendendo a um aluno autista e encontrei neste blog sugestões valiosissimas de atividades além de orientação sobre como trabalhar com o aluno.
    Que bom!
    Que Deus lhes ilumine!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Poxa, como é difícil encontrar sites que contenham dicas e\ou sugestões de atividades pedagógicas para trabalhar com crianças autistas... O que se encontra facilmente é muita teoria e quase nada de prática. Adorei este site e com certeza vou recomendá-lo!!! Excelentes ideias!!! Parabéns pela iniciativa e trabalho! Vou colocar estas ideias em prática com meus alunos e volto pra contar o resultado... Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. amei,tenho um dois alunos autistas,porém o grau de um,é bem maior. Vou confeccionar com o mesmo... obrigada!!!abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu nome é Poliana sou professora da APAE em Anápolis/GO, trabalho com autismo a alguns anos, e sei que cada dia é diferente, nunca um atendimento é igual ao outro, nem tampouco um aluno igual ao outro. Daí, a beleza e a dificuldade do trabalho com autistas. Achei de grande valia suas atividades, todas muito criativas e que podem certamente despertar o interesse do aluno. Parabéns!
    Um grande abraço.

    Poliana (poligmspp1@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  18. Muito legal, vou trabalhar com meu aluno na sala multifuncional.

    Muito obrigada por compartilhar suas ideias.

    Professora Lucila Lasserre

    Salvador/Ba

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei o seu site!
    Eu trabalho com crianças autistas... e sigo um caminho bem parecido... fico feliz em ver pessoas dedicadas, com tanto trabalho e ainda disponibilizando ajuda aos outros.
    Parabéns! Lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante,porque aparenta ser atrativo ao aluno. Recebemos os alunos e não temos muitas informações de como desenvolver atividades com eles que os leve a um aprendizado de fato.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o material postado por vocês. Trabalho em uma SRM e tenho três alunos autistas e este espaço de vocês tem sido de grande valia em meu trabalho. Agradeço por compartilharem suas ideias. Voltarei mais vezes.
    Monoludica
    Vitória da Conquista - BA

    ResponderExcluir
  22. É INRERESSANTE,MAS O MEU ALUNO SEMPRE DESTROI TUDO O QUE VÊ.

    ResponderExcluir