Desabafo: Falta Tratamento para Pessoas com autismo em Manaus

Todos nós, os pais de crianças especiais, precisamos disponibilizar tempo e nos dedicarmos aos nossos filhos. Aqui na Cidade de Manaus, temos dificuldades em relação a profissionais qualificados, tanto na área da saúde quanto na área da educação.
Não pretendemos generalizar, mas a maioria dos profissionais do setor público, além de atender muito mal, ainda demonstra claramente, (principalmente aos pais mais esclarecidos) o quanto não entendem NADA sobre o tratamento de pessoas com Autismo. Os poucos profissionais, que de fato são especializados no atendimento dessas pessoas, atendem em consultórios particulares e na maioria das vezes os planos de saúde não cobrem esses atendimentos, ás vezes até pensamos que estão fazendo um comércio diante da necessidade de saúde de nossos filhos, pois o serviço público está a passos lentos no que tange a real forma de oferecer as terapias das quais tanto precisam.
Ao mesmo tempo em que ficamos felizes ao ler uma notícia de mais uma conquista dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, noutro dia ficamos tristes ao ver que para esse “DIREITO” sair do papel e se tornar realidade (quando de fato se efetivar a oferta dos serviços vitais á saúde de nossos filhos da qual têm direito assegurado), “ainda vai levar um tempo”. Mas, o tempo dos nossos filhos é agora!!
Desculpem-nos pelo desabafo, mas acreditamos que se já existem mais de 20 mil pessoas dentro do TEA no Estado do Amazonas, então tem muita gente sofrendo por falta de tratamento em decorrência da negligência de nossas autoridades.
Dizemos isso com propriedade, porque estamos recebendo muitos e-mails de pais contando sobre suas dificuldades por não ter tratamento para seus filhos aqui no nosso estado. Por exemplo, fomos informados pelos próprios pais que cinco crianças filhos de novos membros que iniciaram no grupo MUPA, nunca fizeram nenhuma terapia, o que é gravíssimo se considerarmos a importância de um tratamento precoce e sistemático e quanto mais o tempo passa, mais triste será o prognóstico dessas crianças.
Por isso, fica aqui o nosso ALERTA: “Quem puder e quiser fazer alguma coisa para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças que faça urgente, pois o autismo é um transtorno INVASIVO do desenvolvimento e como tal, não espera por ninguém, ele age de maneira cruel evoluindo negativamente naqueles que não recebem os devidos tratamentos”.
Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento

Um comentário:

  1. PIOR DO QUE NO SETOR PÚBLICO TER PROFISSIONAIS IMCOMPETENTES, (O QUE TODOS JÁ SABEMOS) É NO PRÓPRIO AMBITO PRIVADO, ONDE PAGAMOS ABSURDOS CM ESCOLAS Q NEM SEMPRE RESPONDEM ÁS NOSSAS EXPECTATIVAS COM O QUE NOSSOS FILHOS REALMENTE PRECISAM, COM PROFISSIONAIS QUE TRATAM AS CRIANÇAS ESPECIAIS COM SE FOSSEM NEM SEI O QUE, DÁ VONTADE DE NEM POR MAIS NESSES MATADOUROS!!. VCS TÃO DE PARABÉNS

    ResponderExcluir