MANAUS: DIA DO ORGULHO AUTISTA 2013




Alusivo às comemorações ao dia do Orgulho Autista, 18 de junho, de 9h às 10h30min, na Rua Cel. Brito, 321, Conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz, Manaus-Am, o Instituto Autismo no Amazonas promoverá a inauguração da sala de informática e dará  início aos testes do “Software educativo para crianças autistas: Lina Educa”.
Nossa Instituição está participando diretamente no processo de elaboração do Software Educativo Lina Educa e foi escolhida a ser um dos Polos de testes do programa,  em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam).
Depois da inauguração de nossa sede em janeiro de 2013, o Instituto Autismo no Amazonas está atendemos em regime de voluntariado 53 crianças com autismo.
A sala de informática é mais um espaço de terapias que chega em boa hora para as famílias de crianças com autismo que estão sendo atendidas no Instituto.

Sobre o Dia do Orgulho Autista:
O Dia do Orgulho Autista, 18 de junho, é uma data criada por pais de pessoas diagnosticadas Autistas para demonstrar a sua satisfação pessoal com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias.
Celebra a felicidade de pais e simpatizantes da causa em poder sentir orgulho de seus filhos, com o acesso dessas pessoas às intervenções que possibilitaram evolução no quadro deste segmento, bem como o respeito a neurodiversidade e às diferenças que cada um de nós possui.
O nascimento do termo Movimento Orgulho Autista ocorreu primeiramente nos Estados Unidos, sendo posteriormente difundido por países europeus.
Desde 2005, a data é celebrada em diversas partes do mundo, com a criação do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), uma Organização Não-Governamental (ONG), sem finalidades lucrativas que trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas Autistas e de suas famílias.
Para isso promove eventos, audiências, cursos, encontros, atos públicos, seminários, palestras, congressos, premiações, etc, em parceria com outras entidades, órgãos públicos e empresas privadas.
O MOAB faz questão de destacar pessoas, órgãos e entidades que verdadeiramente trabalharam significativamente pela melhoria da qualidade de vida deste segmento.
Confira os premiados VIII PRÊMIO ORGULHO AUTISTA 2012/2013

Sobre o Software educativo para crianças autistas: Lina Educa:

 Software desenvolvido com investimentos do Viver Melhor/Pró-Assistir aposta em tartaruga falante para conquistar crianças autistas
Imagine uma tartarugazinha simpática e falante que adora dar dicas de Língua Portuguesa para auxiliar crianças em fase de alfabetização. Dentro de pouco tempo, essa personagem se tornará real – pelo menos no ambiente virtual. Trata-se da Lina, a personagem e grande aposta para conquistar o público infantil de um software para inclusão escolar de crianças autistas que está sendo desenvolvido no curso de Designer, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O projeto é desenvolvido pela aluna, Alice Neves, e orientado pela doutora em Engenharia de Produção, Claudete Barbosa. Por ter um foco educativo, o programa possui uma linguagem simples e conta com recursos de animação gráfica. O programa está sendo chamado de Lina Educa, em referência à personagem.
Após ser exposto no 4° Encontro Internacional de Pesquisa em Designer, no Rio de Janeiro, o ‘Lina Educa’, nome o qual o projeto leva, a procura para que o trabalho saísse do papel foi grande. “Recebemos vários e-mail de pais, terapeutas, fonoaudiólogos e até desenvolvedores de softwares e isso nos motivou a inscrever o projeto no Programa de Tecnologia Assistiva (Viver melhor/Pró-assistir)”, contou a orientadora.
FASE ATUAL
A equipe composta pela inventora, Alice Neves, a orientadora, Claudete Barbosa, os professores Jean Flávio e Patrícia Braga, duas estagiárias de designer e o casal Ana Maria e Joaquim Melo, pais de uma criança autista, já está desenvolvendo a primeira fase do projeto.
O método usado foi o Teacch, sigla em inglês que significa Tratamento e Educação de Crianças Autistas e de Comunicação Relacionados a deficientes físicos.  O método cria e organiza uma agenda com todas as atividades diárias da criança, das mais básicas, como horário para tomar banho, até aulas de português para alfabetização.
Com uma serie de adaptações a serem feitas, a finalização está prevista somente para maio de 2013, mas a professora já adianta que serão necessários mais de cinco meses de testes com crianças para verificação da aceitação. Somente após essa etapa, o software passará por adaptações a fim de que possa ser acessado em desktop tablet.
“A ideia é deixar hospedado no site de instituições para download gratuitamente e código fonte disponível para alterações com o objetivo de melhorar o produto”, finalizou a professora.
SOBRE O PROGRAMA
Lançado em abril de 2012, o Viver Melhor/Pró-Assistir foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) e executado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).
Este foi o primeiro programa de tecnologia assistiva lançado no País a estimular a participação não somente de pesquisadores, mas também de inventores. A Fapeam disponibilizou por meio do edital 006/2012 recurso no valor de R$ 2,5 milhões para aplicação em projetos de inovação voltados ao desenvolvimento de produtos assistivos de maneira a contribuir para dar mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. O resultado foi considerado positivo na medida em que contemplou projetos de alto nível de qualidade.
Mais informações sobre o Software Lina Educa:
ENTENDENDO O AUTISMO
O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente, já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade – em muitos casos.

Um comentário:

  1. PARABÉNS GALERA NOTA 1000 DO IAAM!!!MUITO LINDA A COMEMORAÇÃO DO DIA 18 DE JUNHO...

    ResponderExcluir