Acessibilidade e Autismo - Materiais Pedagógicos


Os materiais disponíveis na área pedagógica para as pessoas com autismo muitas vezes não cumprem com o conceito de acessibilidade, pois existem poucos brinquedos e recursos pedagógicos direcionados para nosso público alvo ou que não atende a necessidade específica da pessoa com autismo.


O termo acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida e também todas as parcelas presentes em uma determinada população, participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação. Em vários setores o conceito de acessibilidades vem sendo aplicado. Os exemplos mais visíveis estão na arquitetura, no urbanismo e na informática.


Todos os recursos pedagógicos podem ser aplicados com pessoas com autismo, mas sabemos que cada um tem suas particularidades e por isso nem sempre os materiais cumprem com o objetivo proposto para a prática pedagógica.


A frase “As possibilidades de produção e interpretação de signos parece não ter limites. O que são limitados são a nossa compreensão os recursos disponíveis, os conhecimentos tão incipientes ainda...” (de Anna Maria Lunardi Padilha do livro Práticas Pedagógicas na Educação Especial), traduz tão bem a nossa realidade. Por isso, vale a pena investir na confecção de material que levem em conta os interesses e as necessidades dos portadores de Transtorno do Espectro Autista. Para isso temos que buscar, pesquisar, compartilhar, usando muitas idéias já prontas e adaptando outras para determinadas situações. Adquirindo conhecimentos para transformar conceitos e definir novos horizontes de trabalho para aplicar com essas pessoas que nos surpreendem tanto.


Sabemos que os materiais pedagógicos podem ser usados também por todos que trabalham com pessoas com autismo e demais Transtornos Globais do desenvolvimento.

Neste blog apresentarei vários materiais que foram confeccionados e adaptados conforme as necessidades e aplicados com essas pessoas.


Nesta postagem de Acessibilidade e autismo, ressalto alguns critérios que devem ser observados nos materiais para as atividades:


1º - DESPERTAR O INTERESSE

Não adianta ser o melhor material do mundo com várias certificações de qualidades e ser muito caro e bonito. Tem que despertar o interesse, a curiosidade. Para isso temos que levar em conta os interesses da pessoa com autismo e produzirmos muitas vezes seu próprio material. Adquira os materiais das lojas que podem ser aplicados e adaptados conforme a necessidade de cada um.

-Dica para os pais: Observe muito seu filho para saber quais são seus interesses, os objetos que ele gosta como exemplos: personagens, músicas, etc. Tais informações devem ser agregadas às atividades. Compartilhe com os profissionais que atendem seu filho todas as informações que você tenha, pois um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença nos avanços do desenvolvimento da pessoa com autismo. Desconfie dos profissionais que não trocam informações sobre seu filho.


2º - SERVIR PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS TERAPEUTICOS

Os terapeutas devem ter objetivos definidos para o atendimento de cada paciente, neste caso os materiais didático-pedagógicos são fundamentais para a estimulação do interesse dos mesmos. Um exemplo prático, sãos os brinquedos de instrumentos musicais para o trabalho do musicoterapeuta, ou ainda, as bolas coloridas para a fisioterapia e os diversos jogos de gravuras na fonoterapia e pedagogia.


3º - DURABILIDADE E SEGURANÇA


Para uma maior durabilidade recomendo a compra de materiais que tenham resistências como a madeira, o polietileno e o papel plastificado. Sempre observando o selo de qualidade do Inmetro. Também para confeccionar os materiais escolha os que sejam mais resistentes para ter maior durabilidade. Por exemplo, quando trabalhamos com Eva que não é resistente. Para isso use o de maior espessura e cole-o no papel couro.


Por Joaquim Melo.

Pai do Ulisses.

Formado em Licenciatura da Matemática pela UFAM.

Desenvolveu os projetos: Projeto Xadrez na Escola, Projeto Colecionar, Caixa de Jogos e Desafios Matemáticos (aplicados na Semed) e o Projeto Construindo Conceitos Matemáticos para Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (aplicado na Casa da Esperança - Fortaleza-Ce).

6 comentários:

  1. QUERO FICAR SEMPRE POR DENTRO DE TUDO QUE ESTIVER RELACIONADO COM O AUTISMO,POIS É UM ASSUNTO QUE ME INTERESSA E QUE DEVE SER DISCUTIDO COM MAIS PROFUNDIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Amei todas as postagem, muito feliz por ter encontrado este blog,estou construindo aprendizado com a ajuda deste blog! Abraço bem forte!

    ResponderExcluir
  3. Trabalho com Educação Infantil e estou tendo algumas dificuldades em trabalhar com meu aluno autista. Ele tem 4 anos, sabe ler, reconhece as cores primárias e as formas geométricas, tem muita restrição alimentar e não fica quieto. Acredito muito nas suas potêncialidades, mas não to sabendo trabalha-los como eu queria por falta de informações. Espero aprender muito neste site. Obrigada! Profª Ellen Moura

    ResponderExcluir
  4. amei estas informaçoes pois tenho um aluno autista e encontrava muitas dificuldades em trabahar com ele na sala de aula. com certeza isto irá me ajudar muito. obrigada

    ResponderExcluir
  5. queria que as escolas formace seus proficionais.

    ResponderExcluir
  6. Estou iniciando na educação Especial e o novo. precisamos de treinamento

    ResponderExcluir