Procura-se Escola com Educação Inclusiva para Alunos com Autismo no Estado do Amazonas


Um dos objetivos deste blog é ser referência de informação dos serviços oferecidos às pessoas que tenham transtorno do espectro autista no estado do Amazonas. Estamos felizes que estas informações aqui postadas já beneficiaram muitos que em pesquisas pela internet foram levados a este Blog.
Em decorrência do final do ano letivo e início das matrículas de alunos para o ano de 2011, estamos tendo muitos acessos de pessoas à procura de informações de escolas que trabalham com educação inclusiva e ao depararem com a lista de escolas postadas neste blog, ficam decepcionados quando vêem uma Escola particular e quatro escolas da rede Municipal de Educação de Manaus- Semed.

Desde o mês de maio de 2010 já visitamos várias escolas particulares e órgãos públicos de educação para constatar informações para apresentarmos também a outros pais de crianças com autismo. Assim, nos deparamos com várias situações:
Em relação às escolas Particulares:

1-Muitas escolas particulares com boas instalações não têm alunos com autismo matriculados, por tanto não tem experiências para trabalhar com este público e nem tão pouco falam em proposta de qualificação de profissionais para receberem estes alunos.
2- Usam várias formas de dizer o NÃO da exclusão sem usar esta palavra.
3- Impõem avaliações de alto custo e que demandam muito tempo. Já passamos pela situação de esperar quatro meses para o nosso filho ser avaliado pela psicóloga imposta por uma Creche Escola e descobrimos que estávamos sendo enganados/excluídos.
4- Querem que os pais paguem uma pessoa exclusiva que deverá acompanhar a criança na sala de aula e demais dependências da escola.
5- Escola que afirma ter muitos alunos com autismo já matriculados. ( houve o caso de uma renomada escola que fica no centro da cidade, não autorizar a publicação do seu nome na lista deste blog para não aumentar a procura de vagas pelos pais)
Em relação às escolas Públicas:
6- Segundo o setor específico da secretaria municipal de Educação- Semed, o motivo de terem só quatro escolas que atendem educação inclusiva com crianças com autismo na rede municipal é o diagnóstico. A responsável pelo referido setor, afirma que existem mais crianças com autismo matriculadas na rede pública do município, porém não entram na estatística oficial por não estarem diagnosticadas pelos devidos profissionais da área da saúde.
Observação: A Semed tem mais de 400 escolas.
7- Entramos em contato pessoalmente com a gerente do setor específico na Secretaria Estadual de Educação- Seduc- Am, e esta até o momento não nos forneceu a relação de escolas no estado/AM que trabalham educação inclusiva que tenham alunos com autismo matriculados. No mês de outubro/2010 o setor específico ainda não tinha esta informação. A Gerente sugeriu que entrássemos com um pedido das informações através de um oficio direcionado ao Secretário de Educação. Enquanto não pedimos as informações por ofício ficamos sem saber quantas escolas trabalham educação inclusiva com autismo no Estado de dimensão continental.
Informamos aos pais que neste momento passam pela angústia da procura por escola para matricular seu filho, mas realmente não existem muitas escolas que trabalham com este público. Nós que participamos de grupos de pais com crianças com autismo, trocamos informações e observamos que uma escola recomendada por um pai, ás vezes tem outro que diz que seu filho não se adaptou.
A lei está para ser cumprida, mas na prática não é bem assim que acontece. Portanto, temos que matricular nossos filhos, porque não faltam escolas, o que falta são profissionais qualificados e instituições que aceitem o desafio.
Por último, matricule seu filho na escola em que a equipe escolar se propõe, juntamente com os pais, a começarem um trabalho específico que responda às necessidades educando em seu processo de aprendizagem, possibilitando a ele, a efetiva integração social e o desenvolvimento de suas habilidades.
Por Ana Maria Nascimento e Joaquim Melo


4 comentários:

  1. Infelizmente essa é realidade!
    Isso dói na gente, pois se fala de uma tal Lei de Inclusão, mas na verdade, é a Inclusão que Exclui.
    Meu filho, ja passou por algumas escolas,inclusive uma particular onde foi agredido.Em 2010, ficou numa Municipal. Ele Autista de Alto Funcionamento,ou para alguns Asperger. È triste pois, ele tem grandes chances de se integrar á sociedade, e a escola não esta preparada para direciona-lo.Os proprios professores falam, que a Prefeitura,o Governo, sei lá as autoridades, não dão treinamento a eles.Meu filho passou o ano 2010, digamos a passeio na escola.Em casa faço o que posso para direciona-lo.Mas sei que não é o suficiente...

    ResponderExcluir
  2. oi, tenho um filho autista de 09 anos. Gostaria muito de participar das reuniões e de ter contato com você para troca de experiencias. Estou me formando esse ano em Educação Fisica e busco através dessa licenciatura estudar a psicomotricidade para desenvolve-la com meu filho. Meu email é carla.mota2@hotmail.com 99714805. desde já fico grata, abraços...

    ResponderExcluir
  3. Carla seja bem-vinda ao Grupo MUPA, logo estaremos divulgando a data da próxima reunião.Acreditamos que você pode fazer muito pelo seu filho e por outras crianças. Temos muito que aprender pesquisando.

    ResponderExcluir
  4. Ola, estiveve no Seminário e gostaria muito de participar das reuniões e de ter contato com o grupo MUPA para troca de experiencias. Meu filho tem 4 anos e foi diagnosticado em Maio deste ano por um psiquiatra infantil.Tenho passado uma dificuldade muito grande com relação a escola, pois a escola municipal em que ele estuda, pediu para que o tempo dele fosse reduzido, ou seja ele vai a escola somente 3 vezes por semana e ainda pedem que busquemos ele mais cedo na escola.
    E um absurdo! Mas assim acredito sim, que nós pais, juntos conseguiremos um mundo melhor para nossos filhos.
    Meu nome é Célia Cristina e email celiacristina_rocha@hotmail.com
    Quero agradecer imensamente ao grupo pela oportunidade dada no seminário.
    Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir