Campanha: Um Dia Azul Para Bianca

A Ynelis é participante do Grupo MUPA e pediu que fosse feita a Campanha em prol de tratamento para sua filha Bianca, leia o E-mail que ela nos enviou.
Sou Ynelis, mãe de Bianca com 12 anos portadora de Autismo severo e múltiplas necessidades, nasceu aos 6 meses de parto prematuro e espontâneo. Primeiro diagnóstico Autismo com 1 ano e 8 meses sem nenhuma chance de tratamento em Manaus. Por motivo de saúde o médico teve de se afastar para tratamento próprio e tive que procurar um novo profissional.
Teve seu diagnóstico com 2 anos de Hipoxia neonatal, retardo mental, hiperatividade, síndrome de Ret e comportamento artístico. O impacto no seio familiar foi muito grande, ninguém está preparado para ter uma criança especial e a reação geral foi de medo pelo despreparo e falta de conhecimento de todos. Hoje ela tem apenas o acompanhamento neurológico medicamentoso, pois qualquer tratamento destinado aos autistas é particular e muito caro.
Quando ela tinha 7 anos frequentou a escola Emerson Preste mais como não havia transporte escolar não pude custear. Seu pai ficou desempregado, pois as saídas do trabalho para levá-la e buscá-la o fizeram ser demitido. E nunca mais consegui que nenhuma instituição de ensino a recebesse, pois as respostas são sempre as mesmas não há vagas não há profissionais.
Fora do convívio escolar tornou-se agressiva e pratica auto-agressão é totalmente dependente dos pais e para se desenvolver é necessário diversos profissionais que não tenho como pagar como psicomotricista, fonoaudiólogo, psiquiatra infantil, equoterapia, musicoterapia, terapia ocupacional, natação dentre outros. Após várias tentativas sem sucesso na rede municipal tento hoje uma vaga no AMA-Am uma associação para autista que infelizmente não pode
recebê-la pelos mesmos motivos das outras instituições (falta de profissionais). Mais ainda aguardo que essa vaga saia.
Durante algumas crises no ano passado foi encaminha ao hospital
psiquiátrico Eduardo Ribeiro que não atende crianças principalmente com autismo. Você pode imaginar que uma pessoa passe 12 anos de sua vida tendo seus direitos negados por instituições do governo dizendo que não têm profissionais e nem pessoas qualificadas e ficar por isso mesmo? Não aguento mais. Até quando meu Deus! De quem será a culpa?
Gostaria de fazer um apelo aos nossos governantes, para que olhassem com mais carinho para as nossas crianças que tanto necessitam e disponibilizassem estes profissionais e formem instituições com tratamento clínico e educacional para recebê-las. Pois, quanto mais tarde for iniciado o tratamento de um autista, menores são as chances de que ele tenha uma vida de qualidade.
Hoje estou aguardando que esta vaga no AMA-Am (Associação de Amigos do Autista) possa ser efetuada para que finalmente minha filha tenha acompanhamento adequado com os profissionais cedidos pela SEDUC (Secretária de Educação). Hoje espero a vaga prometida há muito tempo, já falei com pessoas da Secretaria de Assistência Social do Amazonas, com a Gerente do Atendimento Educacional Específico (GAEE) da Seduc-Am e a resposta que tenho é para esperar, o problema que estou esperando a muito tempo. Peço as pessoas que estão lendo este E-mail que repassem para outros e a quem possa viabilizar para que minha filha tenha UM DIA AZUL(UMA VAGA PARA TRATAMENTO) para que ela tenha enfim uma vida de qualidade que é direito de todo cidadão, isto está escrito na constituição do nosso país. E Autista é um cidadão como todos nós.
19/03/11
Ynelis Rodrigues Almeida
ynelisalmeida@gmail.com

3 comentários: